Retinol e Tocoferóis

Retinol é um micronutriente, lipossolúvel conhecido também como Vitamina A essencial para o organismo, por isso, a ingestão dela deve ser feita através dos alimentos de origem animal, chamados de retinoides e de origem vegetal, chamados de carotenoides, incluindo o betacaroteno.

Conheça os principais benefícios do Retinol

Melhora a visão

O retinol, ou, a vitamina A ajuda na proteção da córnea, parte central do olho por onde entra a claridade da luz. Tem pessoas que sofrem da chamada cegueira noturna, isto pode significar que o organismo está com falta de Vitamina A, e caso o problema persista pode levar a perda da visão.

Deixa a pele mais bonita

A vitamina A é essencial para uma pele jovem e saudável. Combate os sinais de expressão e ameniza as rugas. Indicada também para acabar com a formação de acnes e espinhas. Repara a pele, devolve a elasticidade, e ainda, pode prevenir o aparecimento de câncer de pele, mesmo assim, é bom evitar a exposição ao sol sem o devido protetor solar.

Favorece o crescimento

O retinol ou a vitamina A é peça fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças, assim, como na divisão celular e também para a formação do hormônio de crescimento, o GH.

Previne infecções

A vitamina A protege as mucosas do organismo afastando qualquer tipo ou risco de infecção, principalmente nas áreas das vias respiratórias, do aparelho digestivo e do trato urinário, tendo a função de manter integras estas células.

Tocoferóis

Tocoferóis são antioxidantes naturais que fazem parte da Vitamina E, por isso, impedem os radicais livres encontrados nos alimentos de causarem danos as defesas do organismo, ajudam a diminuir os efeitos do envelhecimento precoce, melhoram a circulação do sangue e ainda, auxiliam na regeneração dos tecidos musculares.

Alimentos que contem Tocoferóis

Os alimentos que contem tocoferóis são apenas de origem vegetal, conheça os mais comuns:

• Avelãs, pistaches, castanha do pará, nozes, linhaça, sementes de girassol, ervilhas, milho, alface, salsa, couve flor, óleo de milho, óleo de soja, óleo de cártamo, óleo de amendoim, germe de trigo azeite de oliva extravirgem, entre outros.

Benefícios do Tocoferóis

• Melhoram o sistema imunológico fortalecendo o organismo contra várias doenças, inclusive alguns tipos de câncer;
• Evitam o envelhecimento precoce das células;

Previnem contra o aparecimento de doenças degenerativas como:
• Catarata
• Problemas neurológicos;
• Problemas cardíacos;
• Parkinson;
• Alzheimer;

Emagrecer x Tocoferóis

Os tocoferóis são aliados importantes para ajudar no emagrecimento devido serem fontes poderosas de Vitamina E, mesmo assim, devem ser consumidos com moderação durante uma dieta com restrição alimentar devido as calorias que contem.

Viu com são importantes para o organismo o retinol e os tocoferóis? E estão presentes no Erefem, são mais 2

Fonte: SNQC Dicas de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *