Energia Eólica

Em todo o mundo, assuntos sobre a utilização de energia renovável são discutidos cada vez mais. Um dos exemplos de energia renovál é a energia eólica, um tipo de energia não poluente que pode ser de grande ajuda para a diminuição de poluição do planeta.

Essa fonte de energia é gerada através da força e movimentação de massas de ar, ou seja, o vento. Neste artigo iremoss explicar um pouco sobre essa fonte de energia, como também falar um pouco de suas vantagens e desvantagens.

A energia eólica é produzida através de uma grande hélice que é conectada a um gerador de energia elétrica, com o movimento do vento girando várias grandes hélices em único local, podemos dizer que esta é uma central de energia eólica.

A quantidade de energia gerada está diretamente ligada à quantidade e tamanho das hélices e inevitavelmente ao clima daquela região. A velocidade e regularidade do vento irá influenciar diretamente na produção de energia gerada pela central.

energia-eolica

Vantagens da produção de energia eólica

– Talvez a maior vantagem da producão de energia eólica seja a sua fonte inesgotável, pois é ultilizada pela força de massas de ar.

– A produção de energia eólica não poluí o ambiente e ajuda na diminuição dos males do efeito estufa.

– É uma ótima alternativa para regiões agrícolas por conta do seu baixo custo de investimento, ajuda na geração de empregos nessa área onde costuma ser menos favorecida, além de ser economicamente mas viável pelo seu baixo custo de manutenção.

Para essas zonas habitáveis pode ser uma ótima opção.

– É uma das fontes de energia mais viáveis economicamente para o estado se comparadas a outras como termoelétricas e hidroelétricas, por conta do baixo custo de manutenção e investimento.

– Como não precisam de combustíveis, a sua manutenção é muito baixa, geralmente é feita a cada 6 meses.

– Outra vantagem é a ótima rentabiliadade com recuperação de investimento rápido se comparado a outras fontes de energia.

Como podemos observar, a energia eólica pode ter vários benefícios, como a não poluição do meio ambiente e o baixo custo de manutenção. Agora veremos algumas desvantagens em trabalhar com a geração desse tipo de energia.

– A geração de energia elétrica está diretamente ligada ao vento, porém, o vento pode não ser constante, podendo diminuir a capacidade de geração de energia dependendo da velocidade e força do vento.

As centrais eólicas dependem das várias hélices instaladas nos locais apropriados para a produção de energia, portanto, isso pode mudar a paisagem do local onde será instalada a central.

– Os problemas com o impacto das aves nas hélices também são comuns. Ainda não se sabe sabe exatamente se a instalação das hélices produz algum efeito sobre o comportamento migratório das aves da região.

– O atrito do vento contra as hélices pode produzir um alto ruído, por isso as centrais eólicas devem ser construídas a pelo menos 200 metros de residências locais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *