Dieta gravidez

Como ter uma dieta saudável na gravidez

Uma dieta saudável é uma parte importante de um estilo de vida saudável a qualquer momento, mas é especialmente vital se você estiver grávida ou planejando uma gravidez. Comer saudável durante a gravidez vai ajudar o seu bebé a desenvolver-se e crescer.

Você não precisa fazer uma dieta especial, mas é importante comer uma variedade de alimentos diferentes todos os dias para obter o equilíbrio certo de nutrientes que você e seu bebê precisam.

É melhor obter vitaminas e minerais a partir dos alimentos que você come, mas quando você está grávida você precisa tomar um suplemento de ácido fólico, bem como, para ter certeza de obter tudo o que você precisa com a garrafada gestação.

Não há necessidade de “comer por dois”

Você provavelmente vai descobrir que você está com mais fome do que o habitual, mas você não precisa “comer por dois” – mesmo se você está esperando gêmeos ou trigêmeos.

Tente tomar um café da manhã saudável todos os dias, porque isso pode ajudá-lo a evitar snacking em alimentos que são ricos em gordura e açúcar.

Comer de forma saudável muitas vezes significa apenas mudar as quantidades de alimentos diferentes que você come para que a sua dieta é variada, em vez de cortar todos os seus favoritos. Ele mostra o quanto do que você come deve vir de cada grupo de alimentos para alcançar uma dieta saudável e equilibrada.

Você não precisa alcançar este equilíbrio com cada refeição, mas tente obter o equilíbrio certo ao longo de uma semana.

Frutas e legumes durante a gravidez

Coma muita fruta e legumes porque estes fornecem vitaminas e minerais, bem como fibras, o que ajuda a digestão e pode ajudar a prevenir a constipação.

Comer pelo menos cinco porções de uma variedade de frutas e legumes todos os dias – estes podem ser frescos, congelados, enlatados, secos ou fritos. Lavar sempre cuidadosamente frutas e legumes frescos.

Alimentos ricos em amido (hidratos de carbono) durante a gravidez

Os alimentos ricos em amido são uma importante fonte de energia, algumas vitaminas e fibras, e ajudam a enchê-lo sem conter muitas calorias. Eles incluem pão, batatas, cereais de pequeno-almoço, arroz, massa, macarrão, milho, milho, aveia, inhames e farinha de milho. Se você está tendo batatas fritas, vá para as batatas fritas de forno mais baixo em gordura e sal.

Estes alimentos devem representar um pouco mais de um terço da comida que se come. Em vez de alimentos refinados de amido (branco), escolha Opções de fibras integrais ou superiores, tais como massas de trigo integral, arroz castanho ou simplesmente deixar as peles em batatas.

Proteínas na gravidez

Escolha carne magra, remova a pele das aves de capoeira, e tente não adicionar gordura extra ou óleo ao cozinhar carne. Leia mais sobre comer carne de uma forma saudável.

Certifique-se de que as aves, hambúrgueres, salsichas e pedaços inteiros de carne, como cordeiro, carne de bovino e porco, são cozidos até ao fim. Verifique se não há carne rosa, e que os sucos não têm rosa ou vermelho neles.

Tente comer duas porções de peixe por semana, uma das quais deve ser peixe oleoso, como salmão, sardinha ou cavala. Saiba mais sobre os benefícios para a saúde do peixe e marisco. Há alguns tipos de peixes que você deve evitar durante a nidação duração. Quando se está grávida ou a planear engravidar, não se deve comer tubarão, espadarte ou espadarte.

Quando você está grávida, você deve evitar ter mais de duas porções de peixe oleoso por semana, como salmão, truta, cavala e arenque, porque ele pode conter poluentes (toxinas).

Você deve evitar comer alguns ovos crus ou parcialmente cozidos, pois há um risco de salmonela.

Os ovos produzidos ao abrigo do código de prática do Leão Britânico são seguros para as mulheres grávidas comerem cru ou parcialmente cozidos, uma vez que provêm de bandos que foram vacinados contra as salmonelas.

Estes ovos têm um logotipo de leão vermelho estampado na casca. As mulheres grávidas podem comer estes crus ou parcialmente cozidos (por exemplo, ovos cozidos).